Unable to find a volume that is suitable for staging the boot image. Element not found. (Error: 80070490; Source: Windows)
- Unable to find a volume that is suitable for staging the boot image. Element not found. (Error: 80070490; Source: Windows)
- Failed to validate for boot image staging
- StageBootImage() failed. 0x80070490.
- Failed to stage WinPE. Code(0x80070490
O erro "Unable to find a volume that is suitable for staging the boot image. Element not found. (Error: 80070490; Source: Windows)" geralmente ocorre durante a TS (Task Sequence) de implantação do sistema operacional usando o SCCM. O erro indica que o processo de implantação não consegue encontrar um volume adequado para armazenar a imagem de inicialização temporariamente.
Geralmente esse erro ocorre em dispositivos que tem mais de uma unidade de armazenamento, como unidades NVMe, SSD e HD. Você pode fazer uma busca pelos os tipos de unidade\disco e contar antes de realizar a formatação da unidade e se houver mais de 1 disco físico, verifica se há algum NVMe maior que 120 GB e faz os devidos tratamento para instalar o sitema operacional.
Segue abaixo um exemplo de script que pode ser usado:
Realizar validações em seu ambiente de teste
# Contagem de unidades físicas
Write-Output "Verificando a contagem de unidades físicas..."
$diskCount = (Get-Disk).Number.Count
if ($diskCount -eq 1) {
# Se houver apenas 1 disco, avança a instalação
Write-Output "Apenas 1 disco físico instalado. Avançando..."
} elseif ($diskCount -gt 1) {
# Se houver mais de 1 disco físico, verifica se há algum NVMe maior que 120 GB
Write-Output "Mais de 1 disco físico instalado. Verificando se há algum NVMe..."
$nvmeDsks = (Get-WmiObject -Namespace root\microsoft\windows\storage -Class msft_disk) | ?{$_.BusType -eq 17} | Where-Object {$_.Size -gt 128849018880}
$i = $nvmeDsks.Count
if ($i -gt 0) {
# Se houver algum disco NVMe maior que 120 GB, identifica o menor disco para instalar o SO
Write-Output "Encontrado(s) $i disco(s) NVMe."
Write-Output "Determinando o menor disco para atribuir como disco 0..."
$osDisk = ($nvmeDsks | Sort-Object -Property Size | Select-Object -First 1).Number
Write-Output "Pronto para implantar."
} else {
# Se não houver nenhum disco NVMe maior que 120 GB, avança a instalação
Write-Output "Nenhum unidade NVMe maior que 120 GB encontrado. Avançando..."
}
}
# Inicializa o ambiente SMS TS
$TSEnv = New-Object -COMObject Microsoft.SMS.TSEnvironment
if ($nvmeDsks) {
# Se houver algum unidade NVMe maior que 120 GB, define a variável TS 'OSDDiskIndex' para o menor unidade
$TSEnv.Value("OSDDiskIndex") = $osDisk
Write-Output "NVMe agora deve ser igual ao unidade 0 no TS."
}
Se o script acima não resolver, abaixo estão algumas outras possíveis soluções:
Verifique a sequência de tarefas:
- Certifique-se de que a etapa "Format and Partition Disk" esteja presente e configurada corretamente na sequência de tarefas.
- Verifique se a etapa "Apply Operating System" está usando a opção "Next available formatted partition" ou se a partição de destino está configurada corretamente.
Verifique o BIOS e o modo de inicialização:
- Certifique-se de que o computador esteja configurado para usar o modo de inicialização correto (Legacy BIOS ou UEFI) de acordo com a imagem de inicialização.
- Se o computador estiver usando o modo UEFI, verifique se a etapa "Format and Partition Disk" na sequência de tarefas está configurada para criar uma partição EFI.
Verifique o arquivo SMSTS.log:
- Analise o arquivo de log SMSTS.log no computador afetado para obter mais informações sobre a causa do erro. O arquivo SMSTS.log pode ser encontrado em diferentes locais, dependendo do estágio da implantação:
- Durante a execução do WinPE: X:\Windows\Temp\SMSTS\
- Após a primeira reinicialização: C:_SMSTaskSequence\Logs\Smstslog\
- Após a conclusão da sequência de tarefas: C:\Windows\CCM\Logs\
Verifique os drivers de armazenamento:
- Verifique se os drivers de armazenamento apropriados estão incluídos na imagem de inicialização. Drivers ausentes ou incorretos podem causar problemas para encontrar ou acessar o disco rígido.
Verifique o hardware do computador:
- Verifique se há problemas de hardware no computador, como um disco rígido com defeito ou uma conexão solta.
Limpe o disco antes da implantação:
- Em alguns casos, limpar o disco antes da implantação pode resolver o problema. Você pode usar o utilitário Diskpart no ambiente WinPE antes de iniciar a sequência de tarefas para limpar o disco. Tenha cuidado ao fazer isso, pois limpar o disco apagará todos os dados nele.
Comentários
Postar um comentário
ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.