ThinkPad modelos 2019/2020 SE ATUALIZAR TELA AZUL SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED 0xc0000005 Access Denied
O Problema
Muitos usuários de computadores da marca Lenovo modelo de linha ThinkPad, estão recebendo um erro de parada, a famosa Tela Azul seguida da mensagem de erro: “SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED” e “0xc0000005 Acesso negado”. Logo em seguida é feito o despejo de memórias (DUMP) e o computador é desligado.Esse erro pode ocorrer com todos os dispositivos Lenovo ThinkPad fabricados em 2019/2020 que receberam a atualização KB4568831 ou atualizações cumulativa do KB e estiver com a opção Enhanced Windows Biometric Security no BIOS habilitado. Quando o software Lenovo Vantage for executado ele tenta acessar o espaço de configuração do dispositivo PCI com métodos não suportado pelo SO. Esta ação faz com que ocorra um erro de parada, vulgo Tela Azul da Morte.
Causa raiz
Esse tipo de erro está ocorrendo em computadores que receberam a atualização KB4568831 ou uma atualizações cumulativa do KB e utilizam o Serviço de Biometria do Windows.
"O serviço de biometria do Windows permite que os aplicativos cliente capturem, comparem, manipulem e armazenem dados biométricos sem obter acesso direto a nenhum exemplo ou hardware de biometria. Esse serviço é hospedado em um processo SVCHOST privilegiado."
Nos computadores da Lenovo, a segurança biométrica do Windows aprimorada habilitada no BIOS é executada via software Lenovo Vantage que está causando esse problema. Isso é evidenciado no arquivo de DUMP que o sistema gera durante o erro. Nos logs foi possível verificar que os processo estar associado ao arquivo ldiagio.sys, utilizado pelo Lenovo Vantage.
A tela azul ocorre porque o Windows restringe, por segurança, como os processos podem acessar o espaço de configuração de dispositivos de interconexão de componentes periféricos (PCI). Os processos que precisam acessar o espaço de configuração do dispositivo PCI devem usar mecanismos oficialmente suportados pela MS.
Solução de contorno
Para contornar esse problema, desative o serviços Enhanced Windows Biometric Security no BIOS, nas opções de configuração: Segurança => VirtualizaçãoCom essa opção desabilita o problema será resolvido.
Nota
Até a data desse post, a Lenovo e a Microsoft ainda não disponibilizaram nenhuma solução definitiva para esse problema.
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