Solução-Máquina saindo do domínio constantemente-Banco de dados indisponível ou não há servidores disponíveis

O problema:
A máquina está constantemente saindo do domínio e exibindo a mensagem "Banco de dados indisponível ou não há servidores disponíveis".


Análise do problema:
Após adicionar a conta da máquina no domínio, percebemos que, após alguns minutos de uso ou reinicialização, a máquina perdia a relação de confiança com o Active Directory (AD). Realizamos alguns testes e descobrimos que o problema ocorria devido ao tempo de replicação entre os Controladores de Domínio (DCs) do Rio de Janeiro (RJ) e Taquipe 90Min. Reduzimos o tempo de sincronização entre os Controladores de Domínio (DCs) é uma solução mais eficiente e recomendada para lidar com o problema de saída constante do domínio. Peço desculpas pela minha resposta anterior.

Causa raíz:
O problema ocorre devido ao tempo de replicação entre o Controlador de Domínio de Taquipe e o do RJ, que leva 90 minutos.


Solução:

Para reduzir o tempo de sincronização entre os DCs e evitar a perda da relação de confiança com o Active Directory (AD), siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Controlador de Domínio principal ou o Controlador de Domínio de referência.
  2. Abra o "Prompt de Comando" como administrador.
  3. Execute o comando regedit para abrir o Editor de Registro.
  4. Navegue até a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\NTDS\Parameters.
  5. Localize ou crie o valor DWORD chamado Replicator notify pause after modify (secs).
  6. Defina um valor mais baixo para esse parâmetro, como 15 (representa 15 segundos), para reduzir o tempo de pausa entre as modificações replicadas.
  7. Reinicie o serviço "Serviço de replicação de diretório" no Controlador de Domínio.
  8. Aguarde a sincronização ocorrer entre os DCs. Esse tempo agora será significativamente menor do que antes.
  9. Verifique se o problema foi resolvido, observando se a máquina permanece conectada ao domínio e se a mensagem de "Banco de dados indisponível ou não há servidores disponíveis" não é exibida.

Essa solução de redução do tempo de sincronização entre os DCs ajudará a manter a relação de confiança entre a máquina e o domínio de forma mais estável, evitando a saída constante do domínio e a mensagem de erro mencionada.


Solução 2, para no desktop:
Se não for possível ou se você não tiver permissão para forçar a sincronização entre os DCs. Uma solução temporaria é recriar a conta do host no AD, aguardar 60 minutos e em seguida acessar a máquina e realizar a inclusão novamente.


Solução da Equipe de Suporte Técnico

1. Criar a conta do Host no AD (Caso não exista);
2. Aguardar 90 minutos (Dependendo da localidade)
3. Acessar o host com uma conta de Administrador;
4. Abrir as Propriedades do Sistema no caminho: %windir%\SysWOW64\sysdm.cpl;
5. Clicar em Alterar;
6. Em Domínio, onde tem Nome_do_domínio.biz apague o .biz ou qualquer cosia depois "." e clique em Ok;
7. Entre com suas credenciais (conta com acesso ao AD) e em seguida reinicialize a máquina;
8. Testar com o cliente e Ok

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