Como se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e configurá-lo
Raspberry
PI 2 com o Windows 10 IoT Core
Como
se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e
configurá-lo?
Até a data de criação deste documento, só é possível acessar o
Windows 10 IoT Core no Raspberry PI 2 usando o PowerShell. O acesso, direto do
Raspberry, com o mouse e teclado é possível configurar apenas as opções
regionais, Idioma/país/fuso horário.
TIPOS DE ACESSO AO WINDOWS 10 IOT CORE NO RASPBERRY PI 2
Para
acessar o Windows 10 IoT Core, afim de configurar e gerenciar seus recursos, será
necessário a utilização do Windows PowerShell ou o Visual Studio 2015. Com o
Visual Studio é possível executar Apps direto no Raspberry.
Como é possível acessar ou
executar Apps no meu Raspberry PI 2 com o Windows 10?
Usando o PowerShell – Você consegue manipular completamente seu SO e via Visual Studio 2015 - Os Apps são executados direto no Raspberry PI
2.
Nos próximos
passos, você vai aprender todas as etapas para configurar, administrar e
executar programas direto no seu Raspberry Pi 2.
Usando o PowerShell para Administração
Remota e Configuração
O Windows 10
IoT Core Insider Preview é uma imagem voltada para o Raspberry Pi2 e você só
vai conseguir configurá-lo ou gerencia-lo remotamente usando o PowerShell.
O PowerShell
é um shell de linha de comando (parecido com o Prompt de Comandos) e linguagem
de scripts baseada em tarefas. Ele foi projetado especialmente para a
administração do sistema.
Iniciando uma sessão via PowerShell
(PS) Session
Para iniciar
uma sessão PS com o seu dispositivo Windows IoT Core, você precisa primeiro
criar uma relação de confiança entre o PC host e o dispositivo. Seguir os
passos abaixo:
1. Depois de inicializar o dispositivo, seu você estiver com o cabo de rede
conectado e funcional, um endereço IP será mostrado na tela, vide exemplo
abaixo, anote o IP.
2. Abra o PowerShell como Administrador, para isso, você deve pesquisar por
“PowerShell” e em seguida clicar com o lado direito do mouse e selecionar a
opção “Executar como Administrador”
Antes de prosseguirmos,
será necessário executar algumas ações no console afim e evitar um problema já
conhecido no PS que pode causar uma StackOverflowException na máquina do
cliente e o problema de relação de confiança. Para isso execute no os seguintes
comandos no console:
Ø
Digite o seguinte comando no console do PowerShell para a
relação de confiança:
Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts -Value 10.0.0.16
Pressione S
para confirmar a alteração e lembre de substituir o IP
10.0.0.16
com o IP do seu dispositivo.
Ø
O próximo comando vai resolver o problema do StackOverflowException
remove-module psreadline -force
Tudo resolvido; agora você já pode iniciar uma
sessão.
·
Iniciando uma sessão com Windows 10 IoT
Enter-pssession -ComputerName 10.0.0.16
-Credential Administrator
Substituir o IP
10.0.0.16
com o IP do seu dispositivo. A senha padrão é: p@ssw0rd
·
Alterar a senha padrão
user Administrator NovaSenha
O parâmetro NovaSenha
representa a nova sanha que você criar
·
Caso você queira alterando o nome do computador execute os comandos
setcomputername NovoNomeDoComputador
O parâmetro NovoNomeDoComputador representa o novo nome para o seu dispositivo. Depois de
mudar o nome, você preciso reiniciar o dispositivo com o comando:
shutdown /r /t 0
O parâmetro /r reinicia e o /t 0 determina o tempo para o
dispositivo reiniciar.
Abaixo você pode conferir uma
lista de comandos que pode ser executado para realizar várias tarefas no seu
dispositivo.
Lista de
tarefas e configurações que podem ser usados pelo PowerShell
·
Alterar a senha da conta
user Administrator NovaSenha
·
Criar contas de usuário local
Net user NomeDoNovoUsuario
NovaSenha
Se você deseja criar outras contas de usuários, basta executar o
comando acima. Se você quiser adicionar
esse usuário em grupos, como o grupo de administradores, utilize o comando Net localgroup Administradores
NomeDoUsuario /add
·
Consulta e alterar o nome do dispositivo
Hostname
setcomputername NovoNomeDoComputador
Para
identificar o nome do dispositivo atual, basta digitar Hostname.
Para
alterar o nome do seu dispositivo no Windows, execute o comando setcomputername NovoNomeDoComputador.
Você precisar
reiniciar seu dispositivo para aplicar as alterações.
·
Configuração básica de rede
Abaixo você vai conferir muitos dos
utilitários de configuração de rede que estão disponíveis no Windows IoT Core: ping.exe,netstat.exe,netsh.exe, ipconfig.exe, nslookup.exe, tracert.exe,
arp.exe
·
Utilitários de Cópia
A Microsoft está disponibilizando as
ferramentas já conhecidas, incluindo sfpcopy.exe e o xcopy.exe.
·
Gerenciando de tarefas e Processos
Para visualizar os processos
em execução, você pode tentar quer Get-Process ou tlist.exe. Para
encerrar um processo em execução, basta executar o kill.exe [PID do
processo ou o nome].
·
Definir um App na inicialização
do SO
Para inicializar algum App
durante a inicialização do Sistema, use o editor de inicialização startup.exe. Para ver todos os aplicativos que estão inicializando com SO, digite startup.exe
/d.
Para adicionar um aplicativo
para no Boot execute, startup.exe /a
[Name] [Command].
Para mais ajuda sobre o editor
de inicialização, execute
startup.exe /?
·
Tipos de inicialização Headless
vs. headed
O Windows IoT pode ser inicializado no
mode Headless e Headed. No modo Headless, ele não carrega sua tela padrão, esse
modo é útil quando não se faz necessário a exibição de tela. E o modo Headed,
que é padrão, carrega a inicialização normal e exibe a tela padrão do Windows
IoT. Para alterar essa configuração, use o setbootoption.exe [headed
ou headless].
·
Agendador de tarefas
Para ver a lista atual de
tarefas agendadas, use o comando schtasks.exe /?. Você
pode criar novas tarefas com o /create.
Lista de parƒmetros:
/Create Cria
uma nova
tarefa agendada.
/Delete Exclui
a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Query Exibe
toda(s) a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Change Altera
as propriedades
de uma
tarefa agendada.
/Run Executa
a tarefa
agendada por
demanda.
/End Interrompe
a tarefa
agendada que
estão em
execução no
momento.
/ShowSid Mostra
o identificador
de segurança
que corresponde
a um
nome de
tarefa agendada.
·
Drivers do dispositivo:
O utilitário, devcon.exe, é útil para identificar e
gerenciar dispositivos e drivers instalados. Para
obter uma lista completa de parâmetros, utilize devcon.exe
/?
·
Regedit - Acesso ao Registro
Se você precisar acessar o Registro
do Windows, afim de exibir ou modificar as configurações, utilize o comando reg.exe.
Vide uma lista
completa dos parâmetros suportados:
Operação [
QUERY
| ADD | DELETE | COPY |
SAVE | LOAD | UNLOAD | RESTORE |
COMPARE
| EXPORT | IMPORT ] | FLAGS ]
Código
de retorno:
(Exceto REG
COMPARE)
0 - bem-sucedido 1 - falha
Para
obter ajuda
sobre um
tipo específico
de operação
execute:
REG QUERY /?
REG ADD /?
REG DELETE /?
REG COPY /?
REG SAVE /?
REG RESTORE /?
REG LOAD /?
REG UNLOAD /?
REG COMPARE /?
REG EXPORT /?
REG IMPORT /?
·
Gerenciador de Serviços
O gerenciamento dos serviços
do Windows pode ser realizado através do comando net.exe. Para você visualizar uma lista de serviços
em execução, execute o comando net start. Para iniciar ou parar um serviço
específico, o comando é net
[start |
stop] [service
name].
Outra alternativa é o
Gerenciador de Controle de Serviços sc.exe.
Descrição:
O
SC é um programa de linha de comando usado para comunicação com o
Gerenciador
de Controle de Serviços e os serviços.
·
Configuração de Boot
Você pode fazer alterações na
configuração de Boot/inicialização do seu dispositivo Windows IoT usando o
comando bcdedit.exe. Por exemplo, você
pode habilitar o testsigning com o comando bcdedit –set testsigning.
·
Desligar ou Reiniciar seu
dispositivo
Para desligar o
dispositivo, digite shutdown / s / t 0 . Para reiniciar o dispositivo, use o
/ r
comutador vez com o comando shutdown / r / t 0.